![](https://noticiasdosorraia.sapo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Tribunal_Santarem3-960x641.jpg)
Condenada a internamento de cinco anos e meio por tentar matar mãe em Almeirim
17 Fevereiro 2025, 13:37A jovem de 22 anos que tentou assassinar a mãe com um x-ato em Almeirim foi condenada a uma pena cinco anos e seis meses a cumprir em regime de internamento hospitalar. A leitura da sentença decorreu a 4 de fevereiro no Tribunal Judicial de Santarém.
A arguida vai cumprir a pena no Hospital Prisional São João de Deus, em Caxias, onde tem estado internada desde a data do crime, em março de 2024. Foi ainda sentenciado que a vítima deve ser indemnizada em três mil euros pela agressora por danos não patrimoniais.
O coletivo de juízes deu como provado que a jovem foi a casa da mãe, de 52 anos, com o objetivo de lhe ceifar a vida. A arguida entrou na habitação munida de um x-ato e ao ter encontrado a mãe na cozinha desferiu dois golpes no pescoço que atingiram a carótida e a jugular. A vítima foi assistida pelo INEM de Santarém e por um vizinho e só a rápida intervenção a salvou da morte, acabando por levar 14 pontos nos golpes.
Ambas mantinham um relacionamento conturbado ao longo dos últimos quatro anos, com episódios de violência anteriores registados, que culminaram neste crime.
A arguida foi diagnosticada com uma perturbação psicótica não especificada, agravada pelo consumo de drogas.