Concurso Vinhos de Portugal decorre em Santarém e põe à prova 1.400 vinhos

3 Maio 2023, 19:26 Não Por Lusa

O Centro de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, vai receber, na próxima semana, o júri que vai avaliar cerca de 1.400 vinhos, durante a 10.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, cujos premiados serão conhecidos dia 12 em Pinhel.

Em comunicado, a ViniPortugal afirma que, de 08 a 10 de maio, decorrerão as sessões técnicas de prova, no CNEMA, por um júri constituído por 135 especialistas, 111 nacionais e 24 internacionais, “entre os quais enólogos, ‘sommeliers’, jornalistas e ‘wine educators’.

Nos dias 11 e 12, o Grande Júri reunir-se-á na Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, na Guarda, para eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que serão revelados, dia 12, no jantar e cerimónia de entrega de prémios, no Centro Logístico de Pinhel.

Segundo a ViniPortugal, vão ser distinguidos, pelo 10.º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais, “orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores que contribuam para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação”.

Os vencedores das medalhas “Grande Ouro” e “Ouro” terão presença garantida em eventos internacionais que se realizem este ano, lê-se na nota.

________________

_____________________

_____________________