Concurso de Fotografia assinala Dia Internacional dos Museus em Coruche

18 Maio 2020, 10:56 Não Por Redacção

Promovido pelo Museu Municipal de Coruche, e com o intuito de assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de Maio, decorre até dia 31 de Maio o concurso de fotografia “Da Minha Janela”.

A fotografia assumiu desde cedo um importante papel para a formação, salvaguarda e transmissão das memórias coletivas”, salienta a equipa do Museu Municipal de Coruche, que desafia todos a participar nesta iniciativa.

Fecha-se uma porta, abre-se uma janela…

Cheguem-se à janela! À janela de todos os dias… mas demoradamente. Atentem verdadeiramente nos pormenores dessa vista – tantas vezes vista. Observem com um novo olhar… à luz do património cultural – é esse o mote deste desafio!

O património cultural num entendimento alargado, na sua leitura que actualmente é feita, fruto da contínua mudança da sociedade, dos modos de vida e das nossas formas de pensar e agir.

O património cultural que nos rodeia e no qual interagimos todos os dias. O património construído, claro está! Material: imóvel ou móvel. Mas também o outro, o intangível, o que não tem forma material mas que enforma a nossa  vida em comunidade: o conhecimento e a arte; os costumes e as tradições; as práticas sociais e os rituais; as comemorações e as festividades; o cancioneiro  e a literatura oral; os processos e as técnicas tradicionais associadas ao artesanato e ao saber-fazer…

Deste concurso de fotografia resultará, pelo menos num primeiro momento, a realização de uma exposição online e as imagens vencedoras do concurso integrarão a base de dados do MMC, contribuindo assim para o enriquecimento da memória colectiva coruchense.

Normas_Concurso_Fotografia_Coruche

________________

________________________