Concentração de poeiras diminui qualidade do ar e DGS deixa recomendações

29 Março 2021, 18:12 Não Por Redacção

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), alertou esta segunda-feira, para a elevada concentração de poeiras que vão estar no ar, que afectam sobretudo a zona centro e sul de Portugal, e que vão diminuir significativamente a qualidade do ar durante esta semana.

De acordo com o IPMA “todas as previsões apontam para um aumento significativo da concentração de poeiras nos céus de Portugal Continental, inicialmente a sul mas a estender-se a todo o território ao longo do dia”, sendo que na quarta-feira assistiremos a uma diminuição da concentração e apenas na quinta-feira, 1 de Abril, se prevê que sejam residuais as poeiras sobre o território.

O Instituto de Metereologia refere que durante estes dias o céu deverá apresentar uma tonalidade acinzentada, embora a presença de nuvens altas possa tornar menos discernível esse efeito. A luz solar será também afectada, com um efeito de filtração constante, mesmo em períodos de menor nebulosidade.

Estas poeiras estão a chegar a Portugal Continental através da circulação induzida por uma depressão em altitude que afetou o território do arquipélago da Madeira e que se encontra em deslocação na direção do Continente”, menciona o IPMA, que prevê que com a aproximação de depressão vamos ter alguma instabilidade associada e esperam-se alguns aguaceiros dispersos.
Essa precipitação, associada à presença de poeiras em altitude, poderá resultar na deposição de algumas poeiras no solo, no que popularmente se designa por “chuva de lama”.

Em virtude da diminuição da qualidade do ar a Direcção Geral de Saúde (DGS) deixou já um conjunto de recomendações a ter por parte dos portugueses, aconselhando estes que “a população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a actividade física ao ar livre e evitar a exposição a factores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.”

A DGS refere ainda que os grupos de maior risco serão as crianças, idosos e Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma, bem como pessoas com patologias do foro cardiovascular.

________________

_____________________

_____________________