Concelho de Benavente tem 395 crianças sem acesso a creche

27 Junho 2024, 11:08 Não Por João Dinis

O concelho de Benavente terá perto de 400 crianças sem acesso a creche, muitas delas inscritas há mais de um ano, revelou esta terça-feira Pedro Gameiro, eleito do PS na Assembleia Municipal de Benavente.

De acordo com o eleito, quando questionava o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), sobre o ponto de situação na Creche “Miúdos e Companhia” e a resposta que o município irá encontrar para o problema com que se debate há vários meses, em Samora Correia estarão inscritas 258 crianças e em Benavente 137.

Carlos Coutinho retorquiu que essa foi uma das questões que colocou ao Ministro da Habitação e das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, na reunião a 18 de junho no Campo de Tiro, foi precisamente a necessidade do Governo olhar para as necessidades do concelho de Benavente, incluindo essa temática, das creches e primeira educação.

O autarca lamenta que a medida justa da gratuitidade das creches tenha esquecido “medidas estruturantes”, como a necessidade de mais equipamentos. De acordo com os dados do autarca, os apoios para a construção de novas creches são na ordem dos 4 mil euros por utente, quando os orçamentos obtidos pelo município de Benavente apontam para 16 a 20 mil euros por utente.

Carlos Coutinho pediu ao Ministro uma “compensação” pelo facto de desde sempre ter estado disponível ao acolher o Aeroporto.

O autarca anunciou ainda que a Fundação Padre Tobias, com quem existe um protocolo com a Câmara Municipal de Benavente, tem a desenvolver um projeto para a construção de uma creche para 208 crianças.

________________

_____________________