Concelho de Benavente recebe acção de desbaratização e desratização

Concelho de Benavente recebe acção de desbaratização e desratização

23 Janeiro 2021, 9:23 Não Por Redacção

Uma operação levada a cabo pela Câmara Municipal de Benavente e pela Águas do Ribatejo visa combater as pragas de baratas e ratos, no concelho de Benavente, levando uma acção junto de 8 mil tampas de esgoto pluvial e de saneamento.

A operação irá percorrer toda a rede nos arruamentos da freguesia que inclui as localidades de Porto Alto e Arados, seguindo-se depois a mesma operação em Benavente, Barrosa, Foros da Charneca, Santo Estêvão e Foros de Almada.

O processo consiste na pulverização de gel inseticida próprio para eliminar as baratas e prevenir a sua reprodução no interior das condutas. Em simultâneo é colocado isco rodenticida para eliminar ratos e ratazanas, informa a empresa em comunicado, que refere que após a colocação do produto as tampas são fechadas e os insetos e ratos são arrastados pelo efluente para as estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

A AR e o Município de Benavente garantem a segurança da operação mas é possível que alguns roedores e baratas possam sair em ralos nos quintais e logradouros, pelo que se deve estar atento sempre que for avisado da realização da operação ou constatar da presença das equipas devidamente identificadas e equipadas.

A aplicação dos produtos é feita em conformidade com todas as normas de segurança e diretivas da Direção Geral de Saúde com procedimentos preventivos de qualquer situação indesejada. Os produtos utilizados não comprometem o normal funcionamento dos coletores de esgotos domésticos e pluviais.

Estas operações são realizadas periodicamente pela AR e pelo município. Devido ao aumento das pragas têm sido realizadas mais intervenções e reduzido o tempo entre campanhas.


Fotografia: Direitos Reservados