Concelho de Benavente com cinco equipas de intervenção permanente para socorrer população

31 Janeiro 2023, 17:27 Não Por Redacção

A Câmara Municipal de Benavente aprovou na última reunião de câmara o financiamento da terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, aumentando assim para cinco o total das equipas existentes nos corpos de bombeiros do concelho.

Segundo informou o Presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho, além da terceira EIP nos Bombeiros de Samora Correia, foi também aberta a possibilidade de uma equipa semelhante em Benavente, não tendo os Bombeiros Voluntários disponibilidade no momento para a concretização da terceira EIP.

No entendimento de Carlos Coutinho, “a Câmara Municipal deve manifestar disponibilidade para apoiar, ficando o município com um total de cinco EIP, garantindo, assim, alguma operacionalização e profissionalismo das corporações de bombeiros”, propondo assim ao executivo que aprovasse o protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia.

Com as cinco Equipas de Intervenção Permanente no concelho de Benavente, estão em prontidão 25 operacionais, dez nos Bombeiros de Benavente e quinze em Samora Correia, que garantem assim o socorro à população.

Cada EIP é composta por cinco elementos, que desenvolve a sua actividade em regime de exclusividade, num horário de 40 horas semanais.

Das cinco EIP do concelho de Benavente duas são suportadas pela ANEPC, sendo as restantes três suportadas entre a ANEPC e a Câmara Municipal de Benavente, que anualmente investe cerca de 200 mil euros nestas equipas.

________________

_____________________

_____________________