Comunidade Intermunicipal cede 2 viaturas eléctricas à GNR

31 Outubro 2019, 18:53 Não Por Redacção

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) realizou na tarde desta quinta-feira, 31 de Outubro, a entrega de 2 viaturas eléctricas à GNR, no âmbito do Programa Escola Segura (PES), e realizou ainda a assinatura de um Protocolo de Colaboração, também com a GNR, para a cedência de Cadastro Rústico.

A aquisição das duas viaturas corresponde a um investimento de cerca de 35 mil euros, por parte dos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Santarém. As viaturas vão ser utilizadas pela GNR na área correspondente a estes municípios, com o objectivo de promover e salvaguardar as populações, na área da segurança rodoviária e da protecção civil.

As viaturas adquiridas são eléctricas, ‘tendo em conta a visão ecológica dos municípios e da CIMLT, contribuindo para a redução da pegada de carbono e para a continuação da implementação de medidas de eficiência energética na Lezíria do Tejo’, informa a CIMLT.

Esta aquisição traz também vantagens em termos de economia, eficiência e eficácia, possibilitando à GNR uma utilização coordenada das viaturas nos sete municípios que fazem parte do investimento e uma agregação de esforços e meios.

Por seu lado, com esta aquisição a GNR reforça também o número de viaturas disponíveis e as suas necessidades em matéria de segurança e de protecção civil.

O Protocolo de Colaboração assinado hoje entre a CIMLT e a GNR para a cedência de Cadastro Rústico também trará benefícios na promoção da segurança das pessoas e bens, e nas acções de vigilância, detecção e fiscalização no âmbito da Operação Floresta Segura, na área da Lezíria do Tejo.

Através deste Protocolo, a CIMLT cede e autoriza a GNR a utilizar o Cadastro Geométrico da Propriedade Rústica (CGPR) dos concelhos que integram a Lezíria, o que irá beneficiar a Operação Floresta Segura, cuja execução é da responsabilidade da GNR em praticamente todo o território que integra a CIMLT que corresponde à Sub-Região da Lezíria do Tejo.


Fotografias: Direitos Reservados

________________

_____________________

_____________________