Compras de Natal valeram apoio a instituições de Santarém (com Fotos)

30 Janeiro 2024, 11:56 Não Por Redacção

Três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Santarém, receberam na passada semana três cheques no valor de 3333,33 euros, depois de terem sido as vencedoras do sorteio da Campanha “Este Natal, Compre Local”, organizada pelo Município de Santarém em parceria com a Associação Comercial, Empresarial e Serviços (ACES), teve lugar esta quinta-feira, 25 de janeiro, pelas 11 horas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

João Teixeira Leite , Vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), David Dias, Presidente da ACES, e Susana Martinho, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico da CMS, fizeram a entrega dos cheques às três IPSS vencedoras do sorteio, que teve lugar a 24 de novembro de 2023: “R.Inserir – Oficinas para todos e para cada um”, a “Cáritas Diocesana de Santarém” e o “Centro Social Paroquial de Santa Margarida de Abrã”.

João Teixeira Leite começou por saudar os presentes e cumprimentar as tês instituições vencedoras. “esta iniciativa preenche-me bastante, porque tem objetivos concretos. O primeiro foco essencial, é contribuirmos na época natalícia para a Economia Local. Há aqui um investimento do Município que tem um efeito multiplicador na Economia Local que vai até aos 300 mil euros de impacto para os nossos empresários. Fazemos um investimento direto de 50 mil euros, as pessoas por 5 euros podem comprar um voucher que vale 10 euros nas Lojas. Ou seja, diretos são logo 100 mil euros. Mas sabemos que pessoas quando vão às Lojas, não fazem só compras no valor dos vouchers e acabam sempre por gastar mais. A nossa equipa, com os estudos que faz, demonstra que só a iniciativa, em si, representa uma dinâmica de praticamente 300 mil euros”, adiantou. O Vice-presidente considera que a Campanha “é muito importante para a nossa economia local, para as nossas empresas e para as nossas famílias, que vivem desta economia local., para além da mais-valia de podermos ajudar as nossas IPSS. O Município tem o maior carinho pelas instituições de solidariedade do nosso concelho. Temos uma rede social no Concelho, que nos enche muito de orgulho. Somos do ponto de vista do território, enquanto Capital de Distrito, um concelho muito disperso e esta rede de IPSS é fundamental, para conseguirmos dar resposta à nossa comunidade, aqueles que precisam em determinadas áreas e em determinadas vertentes do apoio. Eu estive, durante quatro anos, à frente de uma IPSS, como administrador, numa Misericórdia em Leiria, e sei bem as dificuldades que as instituições têm. Sei bem o peso que representam os encargos fixos, porque temos que ter uma imaginação e uma ginástica muito grande, do ponto de vista da gestão, para conseguirmos continuar a responder”.

João Teixeira Leite destacou a felicidade “de termos no Concelho instituições, cujos seus dirigentes, estão aqui três, fazem muito em prol da População. Portanto, levem daqui também uma enorme palavra de enorme apreço pelo trabalho que cada uma das instituições, que representam, faz no Concelho. Sabemos o impacto que cada uma tem nas Freguesias, onde as vossas instituições estão inseridas”.

De referir que, o objetivo desta Campanha promovida pela CMS em parceria com ACES, é promover, incentivar, dinamizar e restabelecer as compras no Mercado Local e de proximidade.

________________

_____________________

_____________________