Companhia das Lezírias lança novo vinho exclusivo em lote de 1200 garrafas

7 Novembro 2024, 15:41 Não Por João Dinis

A Companhia das Lezírias apresentará na próxima segunda-feira, 11 de novembro, o seu mais recente e exclusivo vinho, ““Senhora Companhia Vinho Novo 2024”, num lote de 1200 garrafas, de um vinho “criado a pensar no seu consumo ainda em novo, de preferência neste período das festas de Outono”.

“Após um ano chuvoso e relativamente fresco, que permitiu uma colheita de uvas Castelão madurinhas para a produção de um vinho com um excelente grau de acidez e um teor alcoólico de 13%”, anuncia a Companha das Lezírias.

Assinado pelos enólogos da Companhia das Lezírias, David Ferreira e Catarina Guerreiro, o “Senhora Companhia 2024”, é um Castelão tinto com maceração carbónica, feito com uvas especiais que deram origem a um vinho que no copo se apresenta, com uma cor rubi aberta e um aroma típico de fruta fresca, ginja, rebuçado inglês e canela. Na boca, segundo os seus enólogos, tem uma presença fora do comum, e uma suavidade com um final de boca longo, “sucroso” e deliciosamente frutado.

Após a vindima manual, sem desengace, seguida de fermentação em cacho inteiro em cubas cónicas com controlo da atmosfera com Co2 e maceração carbónica de 9 dias, seguida de prensagem suave e de fermentação alcoólica a temperatura controlada de 18ºC, foram produzidas 1200 garrafas do “Senhora Companhia 2024”, um vinho criado a pensar no seu consumo ainda em novo, de preferência neste período das festas de Outono. No entanto, a experiência das últimas colheitas, tem demonstrado que se irá aguentar pelo menos 2 anos em perfeitas condições, ganhando inclusive alguma complexidade.

De acordo com os produtores, vinho deve ser consumido a acompanhar castanhas assadas, broas e outros petiscos típicos da época de São Martinho. O “Senhora Companhia”, também, acompanha bem no prato um bom naco de carne vermelha grelhada ou mesmo umas boas sardinhas, já na época dos Santos Populares.

Produzido na lezíria ribatejana, na Herdade do Catapereiro, em vinhas plantadas em solos sedimentares de tipo podzol, de estrutura Arenosa com algum cascalho, as uvas sofreram a ação do clima Sul-mediterrânico temperado, diretamente influenciado pelo rio Tejo.

Os vinhos Senhora Companhia representam para a Companhia das Lezírias, uma aposta na arte de descomplicar o vinho e toda a sua produção, por isso, procurou-se criar com estes vinhos um novo perfil de vinho tinto elegante e fresco, dando origem a estes lotes de vinho novo, pensado e criado para ser consumido ainda jovem.

____________________