“Comer de Carne” às mesas de Coruche a 11 e 12 de novembro (com Fotos)

1 Novembro 2023, 8:57 Não Por João Dinis

Unindo o melhor da comida e bebida do concelho de Coruche, os dias 11 e 12 de novembro serão dedicados ao “Comer de Carne”, naquela que será a primeira mostra enogastronómica dedicada ao prato típico de Coruche e que foi apresentada esta terça-feira,  na Feira Nacional de Gastronomia em Santarém.

Durante os dois dias o prato tradicional de Coruche “Comer de Carne” é preparado nos restaurantes e quintas locais com saberes gastronómicos únicos, destacando a herança gastronómica da região, repleta de genuinidade, e apresentado o melhor dos saberes e sabores dos antepassados.

Conhecida também no concelho como “Sopa de Carne”, e em tudo semelhante ao “Cozido à Portuguesa”, o prato típico de Coruche foi durante muitos anos o prato dos trabalhadores do campo, que faziam desta a sua alimentação, que lhes dava a força e alento para a jornada de trabalho.

Para o Município de Coruche esta mostra enogastronómica é uma oportunidade de mergulhar na cultura de Coruche através do paladar, e uma garantia de que os produtos locais de qualidade são preservados e apreciados.

Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche com o pelouro da cultura, salienta que este é mais um certame “com a boa gastronomia à mesa, associado à tradição coruchense”, que levará aos restaurantes do concelho e a algumas quintas um prato característico de Coruche.

Os cozinheiros que vão preparar a iguaria também eles “viveram este tempo antigo e aprenderam a fazer o “Comer de Carne” como antigamente”, refere a autarca, que relembra que antes o prato era confecionado nas panelas de barro.

A iguaria será confecionada com outro ingrediente bem tradicional de Coruche, os enchidos, que fazem do prato um verdadeiro pitéu, que deverá ser bem “regado” com os tradicionais vinhos de Coruche.

“Podemos ter aqui uma iniciativa bastante interessante”, acredita Susana Cruz, que deixa o convite para “em novembro passarem pelos restaurantes ou pelas quintas que vão estar também associadas ao evento”, podendo não só degustar o “Comer de Carne”, como realizar provas de vinhos e a degustação de produtos locais.

Este certame celebrará também o Dia Mundial do Enoturismo, este ano assinalado a 12 de novembro. Para Susana Cruz a “gastronomia com bons vinhos são experiências únicas” que podem ser vividas em Coruche no certame que a autarquia apresenta agora e acredita que levará até Coruche muitos apreciados da boa gastronomia e do bom vinho que é produzido nas terras do Sorraia.

A avaliar pelo sucesso que foi a degustação realizada em Santarém, com a confeção a cargo de Joaquina Gaudêncio, de São José da Lamarosa, o evento será certamente um sucesso.

____________________