Colete Encarnado em processo de se tornar Património Imaterial Nacional

3 Junho 2023, 3:07 Não Por Redacção

As Festas do Colete Encarnado vão voltar a animar Vila Franca de Xira entre 30 de Junho e 2 de Julho, com esta edição a ter um sabor especial, uma vez que a Direcção Geral da Cultura e do Património vai abrir a discussão pública para a tradicional celebração ribatejana se tornar Património Imaterial Nacional. A informação foi adiantada pelo presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, durante a apresentação da 91ª edição do certame, que decorreu na tarde desta sexta-feira, 2 de Junho, no Mercado Municipal da cidade. O autarca pediu ainda que quando abrisse o processo de discussão pública os munícipes apresentassem a sua opinião no espaço reservado para o efeito.

O certame conta ainda com mais algumas novidades. O espaço de animação passa a estar alargado entre a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e a Rua Alves Redol, assim como no Largo frente ao Tribunal. Pela cidade estão espalhados vários palcos tradicionais, que este ano ganham identidade própria (Palco Tradições, no Jardim Constantino Palha, Palco marialva no Mártir Santo, Palco Sevilhanas.Com na Avenida Comabatentes da Grande Guerra), além do Palco Vila Franca (palco principal) no Largo Pedro Vitor. “Desenhamos a cidade como um grande festival”, explicou o autarca.

Outro dos destaques é o serviço de autocarros que vai funcionar na sexta-feira e no sábado, entre as 17h00 e as 5h00, que vai ligar Vialonga, Póvoa de Santa Iria, Alverca do Ribatejo, Alhandra, Povos e Castanheira do Ribatejo a Vila Franca de Xira, numa tentativa de tornar as festividades “mais sustentáveis e com menos viaturas estacionadas na cidade e arredores”, segundo explicou Fernando Paulo Ferreira. .

O Pampilho Dourado, que todos os anos homenageia um campino, será entregue, a 1 de Julho, a Lúcio Isidro dos Santos, que dedicou 67 anos “à arte de manear o gado bravo”, tendo-se reformado em 2005 aos 76 anos.

O programa, o mapa da festa e restantes informações podem ser consultadas através do site da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

Palha Blanco com cartel de luxo

A tradicional corrida de toiros, que se realiza no domingo, 2 de Julho, conta com um cartel de luxo com nomes de craveira. A Palha Blanco vai receber os cavaleiros João Salgueiro e João Ribeiro Telles, que comemoram 35 e 15 anos de alternativa respectivamente, o espanhol Morante de La Puebla e o novilheiro Tomás Bastos que faz a sua estreia absoluta em terras lusas. As pegas ficam a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira.


Por: André Azevedo

________________

_____________________

_____________________