Anúncio 0

Colégios internacionais UWC abrem candidaturas para estudantes portugueses a 6 de outubro

Por 

Foto por: D.R.
Anúncio 1
Anúncio 2

Não é “Hogwarts”, mas quase. A partir de 6 de outubro e até 1 de novembro de 2025 estarão abertas as candidaturas aos United World Colleges (UWC), uma rede global de 18 colégios internacionais que oferecem os dois últimos anos do ensino secundário em regime de internato e com currículo International Baccalaureate (IB), reconhecido em Portugal como equivalente ao 12.º ano.

Alemanha, Singapura, Reino Unido, Tanzânia ou Itália estão entre os destinos possíveis para os alunos portugueses selecionados. Os UWC reúnem estudantes de mais de 70 nacionalidades, num ambiente multicultural que valoriza a cooperação entre povos, o serviço comunitário e o voluntariado social.

A UWC Portugal incentiva todos os estudantes que frequentam atualmente o 10.º, 11.º ou 12.º anos a candidatarem-se. O processo de seleção inclui uma candidatura escrita e um fim de semana de atividades dinâmicas. “Não é necessário ter média de 20 valores para concorrer, porque valorizamos sobretudo o perfil e a motivação”, sublinha a associação.

As vagas são atribuídas com base no mérito. O apoio financeiro é definido em função da situação económica da família. “Ninguém deve deixar de se candidatar por motivos financeiros. Quem necessitar pode até pedir isenção da taxa de candidatura, no valor de 25 euros”, reforça a UWC Portugal.

Fundados em 1962, os UWC nasceram com o objetivo de promover a educação para a paz e o desenvolvimento sustentável. Nelson Mandela, presidente honorário da rede, descreveu o colégio Waterford Kamhlaba UWC, na Eswatini, como “um farol de esperança na noite escura do apartheid”.

Entre os antigos alunos encontram-se figuras de relevo em várias áreas. Destacam-se Marina Catena, diretora do World Food Programme das Nações Unidas, Mira Murati, diretora tecnológica da OpenAI, Chrysta Freeland, ex-ministra do Canadá, o músico português Jónatas Pires e o Rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos.

Atualmente há 28 estudantes portugueses a frequentar UWC em diferentes países. Desde 1969, quando a primeira jovem foi selecionada, já dezenas de alunos representaram Portugal nestes colégios internacionais.

Todas as informações sobre o processo de candidatura estão disponíveis no site da UWC Portugal (https://pt.uwc.org/candidaturas) e através do email info@pt.uwc.org.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 7
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]
Anúncio 1