Cinquentenária Festa da Amizade de 22 a 24 de junho em Benavente

8 Junho 2023, 14:02 Não Por Redacção

Com a maior distribuição de sardinhas, 5 mil quilos, 10 mil pães e 5 mil litros de vinho, Benavente vive de 22 a 24 de junho a 52ª edição da Festa da Amizade – Sardinha Assada.


Dando continuidade à festa iniciada em 1969, em que um grupo de amigos se juntou, dividindo a despesa de alguns quilos de sardinhas, pão e vinho, resolvendo convidar alguns amigos para se juntarem à festa, onde não faltou o touro na rua, a atual Comissão da Sardinha Assada apresenta este ano um cartaz onde pontificam os nomes de Ruth Marlene (22), Oitentamente (23), GM – Tributo aos Xutos, Miguel Bravo e The Pilinha (24), fazendo ainda parte do cartaz cultural, Jéssica Portugal, Dj Ildefonso, Cosmo, Alma Flamenca, 300 and Friends, Projeto Super Galopa, Dj Ruben, João Paulo, Sabor Flamenco, Fifi Milho, Pedro Carvalho, Dj Viegas e Bruno China.

A celebração maior acontece no sábado, com dezenas de milhar de visitantes a deslocarem-se à vila de Benavente para confraternizar em torno de um fogareiro a assar sardinhas e a beber bom vinho.


À tarde, a anteceder a distribuição das sardinhas, o momento de maior adrenalina do dia é mesmo a entrada de um toiro bravo com campinos e cabrestos pelas ruas da vila. Num percurso de aproximadamente 1Km, em plena EN118, cabe à mestria dos campinos conduzir o toiro pelo asfalto e fazê-lo entrar na manga das largadas. Sempre muito participadas, as largadas de toiros são a maior expressão popular do ribatejo.

A música, espalhada por vários palcos, elevam a Festa, vincando na alegria e na Amizade. Um Amigo trás outro amigo e celebramos a Amizade.

________________

_____________________

_____________________