O distrito de Santarém vai contar com cinco representantes na edição 2026/2027 da Prova Rainha do futebol português, a Taça de Portugal.
Terminada a edição desta época da prova, com a conquista histórica do Torreense frente ao detentor do título Sporting CP, a edição da 2026/2027 vai contar com a presença do AD Fazendense, CCRD Moçarriense, AD Mação, CD Fátima e União de Santarém.
A equipa de Fazendas de Almeirim sagrou-se campeã distrital e salta para o Campeonato de Portugal, dando entrada direta para a Taça de Portugal ao CCRD Moçarriense. As duas equipas vão-se defrontar na Final da Taça do Ribatejo cujo o vencedor ganha um “bilhete” para a primeira ronda da prova. Com o AD Fazendense já classificado (via promoção ao Campeonato de Portugal), a turma da Moçarria fica já com a certeza que vai disputar a prova. O vice-campeão distrital, o AD Mação, garante também a primeira eliminatória da prova rainha.
O CD Fátima garantiu a manutenção no Campeonato de Portugal, o que garante também a entrada na Taça de Portugal. O União de Santarém é a única equipa do distrito que tinha à partida a presença garantida por militar na Liga 3.
Em sentido inverso vem o Samora Correia, que não conseguiu a manutenção no Campeonato de Portugal e regressa ao distrital da Associação de Futebol de Santarém para a época 2026/2027 depois de uma experiência menos positiva no último escalão nacional.





