A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) e os seus 11 municípios associados continuam a destacar-se pela aposta na prevenção do abandono escolar precoce e no reforço do sucesso académico dos alunos.
Através do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar da Lezíria do Tejo (PIPSE LT), apoiado pelo Fundo Social Europeu (FSE+), estão a ser implementados novos métodos de ensino interativos que promovem a motivação e o empenho dos estudantes.
Entre os projetos de maior destaque encontra-se o LABMÓVEL, recentemente mencionado no site da Comissão Europeia. Este projeto, cofinanciado pelo FSE+ (Alentejo 2030), consiste num laboratório móvel que leva a ciência e a tecnologia diretamente às escolas da região. No total, são abrangidos 19 agrupamentos de escolas da Lezíria do Tejo.
O LABMÓVEL tem vindo a transformar a forma como professores e alunos trabalham em conjunto. O projeto permite aos docentes desenvolver novas abordagens pedagógicas e estimula os alunos a explorar as áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), através de atividades práticas, metodologias ativas e recursos digitais de última geração.
No início deste ano, uma equipa da Comissão Europeia visitou a Escola Básica Salgueiro Maia, em Almeirim, para observar o LABMÓVEL em funcionamento. A visita incluiu demonstrações de experiências científicas, uso de realidade aumentada para explorar o corpo humano, iniciação à robótica e um miniauditório destinado ao treino de apresentações. O espaço conta ainda com postos de trabalho individuais que incentivam a colaboração e a aprendizagem por projetos.
Por detrás desta iniciativa está uma equipa dedicada de técnicos que acompanha os alunos em cada atividade e apoia os professores na integração das novas metodologias nas suas salas de aula. O objetivo é claro: ensinar a descobrir, a sentir e a focar. Trata-se de uma ciência que se experimenta, de uma educação positiva que encoraja e de um trabalho contínuo sobre competências socioemocionais que aproximam as pessoas. Também há lugar para a meditação, que ajuda a recentrar a atenção e a alcançar resultados mais consistentes, preparando os jovens para um futuro académico vivido com confiança e entusiasmo.






