CILMT inquere empresas sobre necessidades de qualificações na Lezíria

5 Abril 2021, 12:35 Não Por Redacção

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CILMT), que entre outros, integra os concelhos de Coruche, Salvaterra de Magos e Benavente, tem a decorrer o um inquérito às empresas sobre a antecipação das necessidades de qualificações na Lezíria do Tejo, de modo a tentar antecipar as necessidades escolares, nomeadamente através do ensino profissional.

Este inquérito visa actualizar um primeiro estudo desenvolvido em 2018, que permitiu que as escolas profissionais realizassem também uma revisão dos cursos lecionados, respondendo assim às necessidades do mercado de trabalho onde se inserem.

Nos próximos dias, as empresas da região serão contactadas, via e-mail, pela CIMLT, onde lhes será solicitada a participação no inquérito, que será depois compilado e apresentado às escolas profissionais da região, para que possam avaliar as necessidades e melhorar os seus cursos.

Nos últimos anos, 42% dos alunos do 10º ano optam por ingressar num curso profissional, estando no actual ano lectivo 32 cursos diferentes a ser leccionados nas escolas da região, públicas ou privadas.

Além das disciplinas científicas e socioculturais, os Cursos Profissionais têm uma forte componente de disciplinas técnicas de especialização. Estão também incluídos estágios e práticas em contexto laboral.
Desta forma, os alunos dos Cursos Profissionais beneficiam de uma componente prática e uma aproximação ao mercado de trabalho, ou seja, trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado do trabalho.

Tal como os Cursos Científico-Humanísticos, os alunos do ensino profissional também podem candidatar-se ao ensino superior.

As entidades pretendem que os Cursos Profissionais respondam às necessidades dos empregadores, de acordo com as dinâmicas da economia do território, mas também possam responder aos interesses e perspetivas de sucesso dos jovens, abrangendo a maior variedade de setores de formação possível.


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