Cientistas prevêem que degelo inunde Samora Correia, Benavente e Salvaterra de Magos

30 Outubro 2019, 22:14 Não Por João Dinis

De acordo com um estudo realizado por investigadores privados, em parceria com a organização Climate Central e publicado na revista Nature Communications, o Vale do Sorraia irá ser bastante afectado com o degelo que se verifica nos pólos, fruto das alterações climáticas, com Samora Correia, Benavente e Salvaterra de Magos a verem grande parte do seu território inundado pelas águas, que vão subir o seu nível e afectar grande parte dos territórios destes concelhos.

De acordo com a simulação efectuada, e que se pode ver na imagem, Samora Correia e Benavente vão ver grande parte do seu território coberto de água, sendo Salvaterra de Magos também bastante afectada. De acordo com o estudo, a manter-se o actual nível de degelo estima-se que em 2050 venham a ocorrer estas alterações ao território.

Se nada for feito entretanto e que minimize os efeitos do degelo, além das zonas do vale do Sorraia, vão ainda ser afectadas as cidades de Viana do Castelo, Vila do Conde, Matosinhos, Espinho, Aveiro e Figueira da Foz.

A nível global, o continente asiático será o mais sacrificado, com o estudo a apontar para a morte de 237 milhões de pessoas, com a China, o Bangladesh, Vietname, Índia, Indonésia e Tailândia a serem os países mais afectados.

________________

_____________________

_____________________