Chuva provoca dezenas de ocorrências nos concelhos de Santarém, Almeirim, Alpiarça e Cartaxo. Hospital de Santarém teve infiltração na Triagem das Urgências

16 Setembro 2023, 13:17 Não Por João Dinis

O Sub-comando Regional da Lezíria do Tejo da Proteção Civil tinha até às 12.45 horas registo de cerca de meia centena de ocorrências provocadas pelas chuvas que se abateram sobre o distrito de Santarém na última madrugada e manhã.

De entre os concelhos mais afetados estão os de Santarém, Almeirim, Alpiarça e Cartaxo, onde se registaram algumas inundações provocadas pela forte pluviosidade que havia sido anunciada pelas autoridades que colocaram mesmo o distrito em aviso amarelo para a ocorrência de trovoadas acompanhadas de chuvas fortes.

Das ocorrências mais relevantes destaque para dois despistes, um no IC10 na Ponte Salgueiro Maia, entre Almeirim e Santarém, e outro em Alcoentre, concelho de Azambuja.
Das ocorrências houve registo apenas de ferimentos leves num total de seis pessoas.

A EN114, nas “Curvas de Santarém” registaram também uma ocorrência de registo, com o desmoronamento de parte das barreiras, que levou ao corte de trânsito momentâneo, entretanto já reaberto.

O Hospital Distrital de Santarém registou também uma infiltração no Serviço de Urgências, tendo levado ao encerramento de uma das salas de triagem.
Contactado pelo NS, o Hospital Distrital de Santarém confirma que “fruto da forte chuvada, ocorreu uma infiltração na sala de triagem 1“, esclarecendo que “a situação foi rapidamente ultrapassada, encerrando a sala e abrindo o segundo posto de triagem na sala de especialidades, ficando assegurada a normal assistência aos utentes.”

A unidade hospitalar salienta que “dada a quantidade de água, houve necessidade de recorrer ao material para conter a água, mas neste momento já não há necessidade“, acrescentando que “estão a ser desenvolvidos esforços no sentido de efetuar a reparação da infiltração com a maior brevidade possível“.

De acordo com o Sub-comando Regional da Lezíria do Tejo da Proteção Civil é expectável que o número de ocorrências pode vir ainda a subir, tendo em conta as previsões para as próximas horas, que vão manter o distrito sob aviso amarelo, pelo menos, até às 21 horas de domingo, 17 de setembro.

____________________

____________________