Chuva e trovoadas vão colocar distrito de Santarém em aviso laranja e Protecção Civil deixa alertas

19 Dezembro 2022, 11:31 Não Por Redacção

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Santarém em aviso laranja tendo em conta a previsão da ocorrência de “aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada”, entre as 6 horas do dia 20 de Dezembro, terça-feira e as 9 horas do mesmo dia.

Após esse período é esperada uma diminuição da intensidade da chuva, pelo que o IPMA colocou em aviso amarelo o distrito de Santarém, mas também o de Évora, pelo menos, até às 12 horas de terça-feira.

Por essa razão a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu um alerta à população para a possibilidade da ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, ou cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

A Protecção Civil alerta também para a possibilidade da ocorrência de deslizamentos, derrocadas e outros, motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo, o que pode provocar o arrastamento para as vias rodoviárias de objectos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

A ANEPC alerta a população que deverá garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A população não se deverá expor às zonas afectadas pelas cheias, avisa a Autoridade, que acrescenta que todos deverão ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais, bem como adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias.

A Protecção Civil pede a todos que não atravessem zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

________________

_____________________

_____________________