Chuva e mau tempo, pelo menos, até dia 28. Madrugada será de chuva forte e trovoada

26 Janeiro 2025, 21:38 Não Por Redacção

De acordo com os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão Herminia, que tem afetado Portugal nas últimas horas, vai, pelo menos, estender-se até dia 28 de janeiro, terça-feira.

“Portugal continental já está a ser afetado pelo sistema frontal associado à depressão HERMINIA, com ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, vento forte com rajadas até 90 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro e a agitação marítima forte também já se faz sentir na faixa costeira ocidental”, refere o IPMA.

De acordo com as previsões, a precipitação irá continuar até à manhã de dia 28, sendo o período mais gravoso na noite de 26 para 27, ou seja, domingo para segunda-feira. Esta precipitação poderá ocasionalmente ser acompanhada de trovoada. O vento vai continuar a soprar moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas do Norte e Centro.

Após a passagem da superfície frontal fria durante o dia 27, a precipitação passa a regime de aguaceiros, que serão de neve em algumas serras do Norte e Centro.

A agitação marítima na costa ocidental a norte do Cabo Espichel irá atingir 7 a 8 metros de altura significativa entre a tarde do dia 27 e a manhã de dia 28, com altura máxima até 14 metros. Na costa ocidental a sul do Cabo Espichel, as ondas poderão atingir 7 metros de altura significativa nos dias 27 e 28, podendo atingir altura máxima até 11 metros.

____________________