Chuva coloca distritos de Santarém e Évora em aviso amarelo e Protecção Civil sobe alerta

6 Dezembro 2022, 17:37 Não Por Redacção

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a ocorrência de “precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoadas”, nos distritos de Santarém e Évora, no período compreendido entre quarta e quinta-feira, 7 e 8 de Dezembro, levaram a entidade a colocar sobre aviso amarelo os territórios.

Também a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) colocou em alerta amarelo os territórios, tendo em conta que são esperados períodos de precipitação mais intensa (excedendo 10 mm numa hora) a partir da tarde de amanhã e na região Sul (também no Centro na quinta-feira), havendo uma tendência para diminuição da precipitação na sexta-feira e até à tarde de sábado.

A ANEPC espera ainda que existam condições favoráveis a convecção severa com trovoada e fenómenos extremos na região Sul (também no Centro na quinta-feira), com vento do quadrante sul forte a partir da tarde de quinta-feira nas terras altas e faixa costeira das regiões Centro e Sul, com rajadas até 80 km/hora.

 Por essa razão a Protecção Civil alerta os cidadãos que é expectável que se verifique a ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Dadas as condições é previsível que possam também ocorrer deslizamentos ou derrocadas, motivados pela infiltração da água, bem como o arrastamento para as vias rodoviárias de objectos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

A ANEPC alerta também os automobilistas para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio, e formação de lençóis de água.

________________

_____________________

_____________________