Chuva coloca distrito de Santarém em aviso amarelo e Protecção Civil deixa alertas

30 Dezembro 2022, 22:13 Não Por Redacção

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Santarém em aviso amarelo, entre as 9 e as 18 horas do dia 1 de Janeiro, tendo em conta as previsões de “chuva persistente e por vezes forte”.

Por essa razão a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu já o alerta, atendendo ao agravamento das condições meteorológicas para as próximas 72 horas, em especial para o primeiro dia de 2023, sobretudo no Norte e Centro de Portugal.

Por essa razão a ANEPC alerta que é expectável que possam ocorrer inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento, bem como a ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

A chuva e o vento forte podem também provocar o arrastamento para as vias rodoviárias de objectos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública, bem como tornar o piso rodoviário escorregadio e formação de lençóis de água.

A ANEPC alerta os cidadãos para a tomada de medidas preventivas, nomeadamente garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

Deverá também evitar expor-se às zonas afectadas pelas cheias, bem como ter especial cuidado na circulação junto a zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de transbordo dos cursos de água, evitando a circulação e permanência nestes locais.

A Protecção Civil alerta ainda os condutores para a necessidade de adoptar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias, bem como não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

________________

________________________