Cheia do Sorraia ficou a 5 centímetros da maior cheia de sempre

23 Dezembro 2022, 8:42 Não Por Redacção

A cheia que se verificou no rio Sorraia no passado dia 13 de Dezembro, provocada pelas fortes chuvas que assolaram os distritos de Santarém, Évora e Portalegre, foi a segunda maior desde que existem registos.

De acordo com Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche, a cheia de Fevereiro de 1979 apenas superou em 5 centímetros a marca registada no dia 13 de Dezembro, de 18,50 metros.

A cota verificada em 1979 chegou aos 18,55 metros, e inundou grande parte da zona histórica de Coruche, registando-se na altura inúmeros prejuízos, em habitações e estabelecimentos comerciais, algo que não se verificou este mês, muito por “culpa” da obra realizada no rio Sorraia.

O autarca aproveitou a ocasião em que abordou o tema em reunião de câmara para demonstrar “orgulho pelo trabalho executado que conseguiu evitar que uma das maiores cheias no rio Sorraia inundasse a vila de Coruche”, algo que certamente teria ocorrido se não se tivesse verificado a construção do emissário e do muro ao longo da margem direita do rio Sorraia.

_________________

____________________