Chamusca recebe 1º Festival das Sopas Ribatejanas

11 Março 2023, 13:14 Não Por Redacção

Vale de Cavalos, no concelho da Chamusca, recebe de 24 a 26 de março a primeira dição do Festival das Sopas Ribatejanas, que une a gastronomia, petiscos, showcookings, animação musical, caminhada, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos.

Com organização conjunta do Município da Chamusca e da Junta de Freguesia de Vale de Cavalos, este evento vem responder a um desejo da população que pretende retratar a freguesia, bem como obter a divulgação e valorização das sopas ribatejanas, contando com a colaboração de associações, coletividades e agentes económicos.

 Ao longo dos três dias do Festival serão servidas 15 variedades de sopas típicas ribatejanas, confecionadas com os produtos endógenos do concelho, dando ainda espaço para outras atividades como espetáculos e concertos de música, workshops, caminhada, expositores locais, artesanato ou folclore.

Os conceituados Chefes Hernâni Ermida (sábado, 25 de março) e José Maria Lino (domingo, 26 de março), vão preparar dois showcooking, nos quais o público é convidado a degustar as sopas preparadas pelos Chefes. O primeiro dia do Festival será marcado por um showcooking que contará com a participação especial de Romana (sexta-feira, 24 de março).

A animação musical está garantida com os concertos de Romana (24 de março), Cláudia Pascoal (25 de março) e Pedro Pinhal, num espetáculo que contará com a participação especial dos fadistas Teresa Tapadas e Manuel João Ferreira (26 de março). A música promete continuar pela noite dentro, com o DJ Hugo Luz e o DJ André Gaspar, sexta-feira e sábado, respetivamente. 

Considerada o prato mais antigo do mundo, a rainha deste festival costuma ser servida habitualmente ao início das refeições principais. No entanto, para os apreciadores, a sopa pode mesmo ser o prato principal, um destaque que lhe é mais do que justo, dado ao seu elevado valor nutricional.

O certame decorre no Largo de Nossa Senhora dos Remédios em Vale de Cavalos com entrada livre.

________________

_____________________

_____________________