Chamusca promove ciclo de conversas para estimular a curiosidade e o pensamento crítico

22 Novembro 2024, 14:46 Não Por André Azevedo

O Município da Chamusca desafia a comunidade a participar no ciclo de conversas intitulado “É Proibida a Entrada a Quem Não Andar Espantado de Existir”, inspirado no célebre livro João Sem Medo, de José Gomes Ferreira. O evento pretende ser um espaço de reflexão destinado a espíritos curiosos e aventureiros, promovendo o pensamento crítico e criativo.

Com a presença de especialistas de diversas áreas, estas sessões vão abordar formas de estimular ambientes educativos que fomentem a autonomia, confiança e curiosidade nos alunos. Pretende-se, também, inspirar o encantamento e a capacidade de questionar o mundo, elementos centrais para uma aprendizagem significativa e para a formação de indivíduos inovadores e preparados para os desafios do futuro.

A abrir o ciclo, que assinala o Dia Internacional da Filosofia, estará David Erlich, professor de Filosofia no ensino secundário e mestre em Filosofia e Ensino de Filosofia. Com uma carreira de destaque, Erlich é autor de diversos artigos, poeta premiado e membro do grupo de reflexão “O Futuro Já Começou”, que colabora com o Presidente da República. Reconhecido pela sua abordagem ao diálogo entre Filosofia e Educação, tem sido presença assídua em conferências, programas de rádio e televisão, podcasts e publicações de renome.

A autarquia convida educadores, famílias e alunos a abraçarem este ciclo como uma oportunidade para valorizar a curiosidade e a criatividade como pilares essenciais do desenvolvimento humano, apelando a que todos se juntem ao evento. Afinal, como relembra o título deste ciclo, “é proibida a entrada a quem não andar espantado de existir”.

____________________