Chamusca: autarquia leva projeto piloto de Terapia com Animais às escolas

16 Março 2023, 11:59 Não Por Redacção

Numa iniciativa do Município da Chamusca será implementado nos estabelecimentos de ensino do concelho um projeto piloto que se foca na terapia com animais.

O protocolo, assinado com a Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social – ÂNIMAS e o Agrupamento de Escolas da Chamusca (AEC), visa a implementação de um projeto piloto destinado a apoiar crianças do primeiro ciclo, através do programa “O Mestre Cão”, um programa de Terapia Assistida por Animais (TAA) dirigido a crianças do 1º ciclo, com vista à promoção de competências sócio emocionais, cognitivas e psicomotoras.

O projeto piloto, adaptado às necessidades do Município, está a decorrer na Escola Básica da freguesia da Carregueira, no concelho da Chamusca, e irá prolongar-se ao longo do segundo semestre de aulas. As sessões são semanais, destinadas aos alunos do primeiro ano de escolaridade e têm como objetivo promover a saúde mental, prevenir ou reduzir dificuldades emocionais e comportamentais, melhorar a qualidade dos relacionamentos interpessoais, promover a motivação para a aprendizagem e melhorar o ambiente escolar.

Segundo a autarquia todas as sessões são planeadas, implementadas e avaliadas de acordo com objetivos específicos e dirigidas pela psicóloga, Ana Costa, que se faz acompanhar por um cão de terapia (uma cadela de nome Kiara) de raça Podengo. A dupla terapêutica, psicóloga e cão, é certificada pela ÂNIMAS, encontrando-se apta para realizar Intervenções Assistidas por Animais.

Os resultados serão avaliados no final do ano letivo, mas os benefícios, esses já são notórios, entre eles a promoção de momentos de bem-estar, a estimulação da motivação e da atenção, bem como a criação de momentos de expressão emocional e de interações sociais positivas.

De acordo com Cláudia Moreira, vice-presidente da Câmara Municipal da Chamusca “a implementação deste projeto piloto visa explorar, através da parceria com a ÂNIMAS, novas formas de intervenção nas nossas escolas. No final desta fase, será feita uma avaliação do impacto conseguido e da possibilidade de poder ser implementado noutras turmas”.

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