Cerca de 4 mil famílias já fazem compostagem dos seus resíduos

7 Março 2023, 13:09 Não Por Redacção

Quase quatro mil famílias dos concelhos em que a Ecolezíria é responsável pela recolha e tratamento dos resíduos sólidos já fazem a compostagem dos seus resíduos domésticos, aproveitando para isso a campanha lançada pela empresa para “adotar um compostor” e transformar os seus resíduos orgânicos em fertilizantes naturais.

De acordo com a empresa, o concelho de Salvaterra de Magos foi aquele onde foram distribuídos mais compositores, 828, seguido do Cartaxo, com 731, Almeirim com 653 equipamentos distribuídos, Coruche com 618, Benavente 553 e Alpiarça 319.

O próximo objetivo é distribuir ainda mais 3500 compostores pelos munícipes que disponham de espaço exterior em casa num solo com terra, no quintal, ou horta”, anuncia a empresa intermunicipal, que relembra que a iniciativa de “adoção” de um compostor é gratuita.

Cada compostor tem 310 litros de capacidade para transformar restos de alimentos e resíduos de espaços exteriores num produto orgânico rico em nutrientes para adubar a terra. “Contas feitas, cada família que “adote” um compostor e o utilize regularmente fica apto a produzir até cerca de 70 quilos de composto por ano”, explica a Ecolezíria.

De acordo com um inquérito efetuado junto dos inscritos para a receção dos compositores, e cujos resultados foram hoje apresentados, dos inquiridos, 96,7% responderam estar a utilizar o compostor diariamente, a grande maioria dos quais admite colocar cerca de 260 litros de matéria orgânica por ano no compostor para transformação, e mais de 60% já obteve composto.

De acordo com as conclusões apresentadas pela empresa, “a maioria dos utilizadores mostra-se bastante satisfeita com o uso do compostor, admitindo utilizar o fertilizante natural para adubar as plantas dos jardins e a horta doméstica, contribuindo de igual forma para a redução do desperdício e para dar uma nova vida aos resíduos orgânicos.”

________________

_____________________

_____________________