Centro Social do Rebocho requalificado para maior oferta cultural à população (C/ FOTOS)

5 Outubro 2023, 20:08 Não Por André Azevedo

No Rebocho, concelho de Coruche, há um “novo” espaço para “prestar serviço à população em termos culturais”, explicou o presidente da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, ao NS, durante a inauguração da requalificação do Centro Social do Rebocho, que decorreu na tarde desta quinta-feira, 5 de Outubro.

“É a reconversão de uma infraestrutura que estava degradada e com poucas condições de utilização em termos culturais”, frisou o autarca, sobre o investimento que custou 325 mil euros, acrescido de IVA, aos cofres da autarquia. As obras de requalificação melhoraram as condições de climatização, com novos revestimentos térmicos e a instalação de sistemas de ar condicionado, houve uma expansão do edifício que acrescentou uma zona de palco e um bar de apoio. Também as caixilharias foram substituídas, assim como o telhado, outrora de fibrocimento, foi reconstituído recorrendo a chapas de sanduíche. As casas de banho também foram renovadas. “Temos aqui um espaço de convívio que permite uma oferta cultural que não tínhamos”, vincou Francisco Oliveira, que garantiu ao NS que há mais requalificações previstas para este mandato (o último do autarca à frente dos destinos da Câmara de Coruche), nomeadamente o Centro Social da Lamarosa, num investimento previso de 900 mil euros. O autarca explicou ainda que o concurso para a empreitada só não foi lançado porque “ainda não houve enquadramento financeiro”.

O requalificado Centro Social do Rebocho vai permitir que as associações, quer do Rebocho quer da Azervadinha, disfrutem do espaço para as suas actividades. “Se as associações não tiverem o usufruto do espaço também não vão ter actividades a desenvolver”, explicou o presidente da Câmara, garantindo que a proximidade às duas localidades vai permitir às associações proporcionarem uma oferta cultural mais alargada à população e que tem início já este sábado, a partir das 15h00, com animação para miúdos e graúdos, culminando com o teatro de revista “À Grande e à Portuguesa”, a partir das 21h30.

________________

_____________________

_____________________