Centro Qualifica da Profissional de Salvaterra formou mais 52 pessoas
22 Fevereiro 2024, 12:02O Centro Qualifica da Escola Profissional de Salvaterra de Magos (EPSM) realizou, a 20 de fevereiro, uma Cerimónia de Entrega de Diplomas a 52 formandos, que concluíram o Ensino Básico e Secundário no âmbito de um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).
A cerimónia, que decorreu no auditório da EPSM, contou com a presença de representantes dos vários parceiros institucionais, como a vice-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Dra. Helena Neves; a chefe de divisão de Educação da Câmara Municipal de Benavente, Dra. Cristina Gonçalves; a presidente da Junta de Freguesia de Benavente, Dra. Inês Correia; o presidente da Junta de Freguesia de Marinhais, Sr. Joaquim Cardoso e a presidente da Junta de Freguesia de Muge, Sra. Natividade Adriano.
Os familiares e amigos também participaram nesta sessão que, de forma simbólica, assinalou o culminar de uma importante etapa no percurso escolar de todos os adultos diplomados.
O diretor-geral da EPSM, Duarte Bernardo, salientou o trabalho que a instituição tem vindo a desenvolver na área da formação e qualificação de jovens e adultos, contribuindo para que a região seja cada vez mais qualificada e competitiva. Valorizou ainda a importância do trabalho em parceria e do apoio que tem sido dado a este projeto pelos municípios e juntas de freguesia.
A coordenadora do Centro Qualifica, Sandra Pereira, apresentou alguns dados sobre o trabalho que tem vindo a realizado nos últimos anos, considerando que a curto prazo o objetivo é levar o processo de RVCC a mais freguesias dos concelhos de Benavente e Salvaterra de Magos para que mais adultos possam aceder a esta oferta formativa. Atualmente, o Centro Qualifica desenvolve sessões presenciais, em regime de itinerância, nas Juntas de Freguesia de Samora Correia, Marinhais e Muge, evitando assim que os candidatos tenham de se deslocar a Salvaterra de Magos. Nos últimos anos, este Centro Qualifica registou mais de 3 mil inscrições, dos quais mais de metade foram encaminhados para um Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
Dois dos formandos que receberam os seus diplomas partilharam o seu testemunho, destacando o impacto positivo que a conclusão do ensino secundário teve nas suas vidas, tanto em termos profissionais como académicos.