Centro de Saúde de Salvaterra de Magos em rotura com apenas dois médicos disponíveis para 20 mil utentes

12 Janeiro 2022, 21:28 Não Por João Dinis

O Centro de Saúde de Salvaterra de Magos está neste momento a dar prioridade ao atendimento de utentes “que se apresentem com doença aguda”, em virtude de ter apenas dois dos seis médicos do quadro disponíveis, numa situação que era já limitada e se agudizou esta semana.

A situação foi confirmada ao Notícias do Sorraia pelo Director do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria (ACESL), Carlos Ferreira, que confirma que quatro dos médicos estão ausentes do serviço, dois por baixa médica, um por ter testado positivo à Covid-19 e uma quarta médica por estar em processo de gravidez de risco, o que deixa apenas dois clínicos de medicina geral e familiar para atender os mais de 20 mil utentes do concelho. Ao serviço está também um terceiro médico, em regime de trabalho parcial.

Apesar do Director nos referir que “a toda a população está garantido o atendimento médico”, estão inúmeras consultas de vigilância e rotina a ficar adiadas ou a ser remarcadas, em virtude dos dois médicos que se encontram ao serviço estarem a priorizar o atendimento a doentes urgentes, dando também apoio clínico ao Centro de Vacinação de Salvaterra de Magos e atendimento na área de doenças respiratória (ADR), para onde são encaminhados também os casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus.

Segundo foi possível apurar, são inúmeros os utentes que acorrem diariamente ao Centro de Saúde de Salvaterra de Magos, com o objectivo de apresentar exames de diagnóstico ou obter receituário, tendo muitas vezes que recorrer ao sector privado.

Na porta do Centro de Saúde em Salvaterra de Magos está um aviso, onde se pode ler “informamos os utentes que não há consultas, só urgências”, bem como um outro ‘aviso’, onde se refere a ausência dos médicos, Rita, Tiago e Anabela.

De acordo com Carlos Ferreira, o ACESL está a aguardar a rápida recuperação dos três médicos ausentes por motivo de doença, “tendo já indicador que pelo menos um deles regressa nos primeiros dias da próxima semana”, frisa.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Salvaterra de Magos é dividida por quatro postos de atendimento de utentes, disponíveis no Centro de Saúde de Salvaterra de Magos e postos de saúde de Foros de Salvaterra, Marinhais e Glória do Ribatejo.

________________

_____________________

_____________________