Centenário do PCP assinalado no Couço

5 Março 2021, 11:53 Não Por Redacção

O Partido Comunista Português (PCP) assinala este sábado, 6 de Março, o seu centenário, com o lema “100 anos 100 acções – Liberdade Democracia Socialismo – Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento”, sendo que uma das acções irá ter lugar no Couço, concelho de Coruche, onde a partir das 15 horas, no Jardim 25 de Abril no Couço estará Jorge Ferreira, membro do Comité Central do PCP.

Além do Couço, no distrito de Santarém as acções do PCP vão estar em Santarém, Alpiarça e Torres Novas, onde membros do Comité Central do partido vão assinalar a efeméride.

O PCP refere que nas acções do Centenário do PCP, que alargam a programação e substituem o comício anunciado para o Campo Pequeno (que se considerou nas condições actuais não ser adequado realizar), serão garantidas as condições sanitárias dando mais uma prova de que é possível continuar a intervir e a lutar, e ao mesmo tempo proteger a saúde.

Em nota de imprensa o partido refere que “o PCP traz para a rua a exigência de uma política que responda aos problemas, aos anseios e reivindicações que se colocam aos trabalhadores e ao Povo português.”

No seu entendimento estas acções visam também reinvindicar uma política que valorize o trabalho e os trabalhadores; defenda a produção nacional e o emprego; garanta o direito à educação e à cultura; reforce o Serviço Nacional de Saúde e os serviços públicos; garanta uma vida digna para os mais idosos e os direitos das crianças e da juventude; assegure às mulheres a igualdade na lei e na vida; promova um ambiente equilibrado; assegure o acesso à justiça e o combate à corrupção; proteja a paz e a cooperação; defenda a Soberania e a independência nacionais; afirme os valores de Abril e a Constituição de República Portuguesa.

Valorizando a Constituição da República Portuguesa, o seu efectivo cumprimento, e o projecto que comporta para o desenvolvimento do País, o PCP bate-se pela alternativa patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, pelo socialismo”, referem os comunistas portugueses.

A concluir o PCP salienta ainda que “tal como nestes 100 anos não há avanço, nem conquista que não tenha contado com o contributo, a iniciativa e a luta do PCP, também hoje e no futuro o PCP é imprescindível e decisivo na luta pelos direitos e pela melhoria das condições de vida, no avanço para uma sociedade mais justa.”


Fotografia: Direitos Reservados / G.I.

________________

________________________