Centenário da Associação de Futebol de Santarém coroado com Medalha de Ouro da Cidade (com fotos)

23 Novembro 2024, 10:33 Não Por André Azevedo

A Associação de Futebol de Santarém (AFS) foi condecorada com o grau de distinção mais alto da cidade de Santarém, a Medalha de Ouro da Cidade, durante a gala que celebrou o Centenário da associação, na noite de sexta-feira, 22 de novembro, no CNEMA.

O presidente da AFS, Francisco Jerónimo relembrou o trajeto da associação como resultado das transformações sociais ao longo dos tempos e garantiu que a AFS é “inequivocamente a associação mais antiga e mais representativa do distrito de Santarém”, onde já se somaram mais de 350 clubes associados ao longo do século, contando-se atualmente 79, e mais de 9 mil atletas afiliados. Foi com promessas de trabalho para o que o futebol se mantenha “sempre um símbolo de superação” que Francisco Jerónimo concluiu o seu discurso.

João Leite, presidente do município de Santarém, reiterou a aposta no desporto e na melhoria das condições para a sua prática que a autarquia tem desenvolvido, referindo investimentos a decorrer como a construção da Academia de Futebol de Santarém, e deixando garantias que no próximo orçamento municipal haverá ainda mais fundos disponíveis para a área desportiva.

O Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, marcou presença na cerimónia de homenagem, e aproveitou a sua intervenção alertando para a necessidade do desenvolvimento do desporto feminino e para pessoas com deficiência. O estadista referiu ainda que o Governo vai procurar soluções, nos próximos quatro anos, para inverter os péssimos indicadores desportivos em Portugal, que se equiparam aos piores da Europa.

Na gala comemorativa dos 100 anos da Associação de Futebol de Santarém, foram homenageadas diversas personalidades e entidades que marcaram a história do desporto na região. Entre as “Glórias Vivas Internacionais A do Futebol”, destacaram-se Ernesto Figueiredo (Tomar), Joaquim Ribeiro (Barquinha), Jorge Cadete (Santarém) e Pedro Gomes (Torres Novas), enquanto no feminino foram reconhecidas Ana Valinho e Diana Silva (Ourém), Joana Marchão (Abrantes), Maria João Xavier (Santarém) e Sofia Vieira (Rio Maior).

No campo técnico, os treinadores João Henriques (Tomar), José Peseiro (Coruche), Pedro Filipe “Pepa” (Torres Novas) e Vítor Manuel (Abrantes) foram distinguidos, juntamente com o árbitro internacional Alder Dante (Almeirim). Os clubes centenários União de Tomar, Sport Abrantes e Benfica, Tramagal Sport União e Clube Desportivo “Os Águias” receberam destaque especial.

Ainda, os municípios de Almeirim, Entroncamento e Santarém foram reconhecidos como parceiros de excelência pelos seus contributos, enquanto o Clube Atlético Ouriense foi homenageado como sócio honorário. Mário Albuquerque e o Padre António Pereira foram destacados como sócios de mérito.

O Prémio Carreira foi entregue a Rui Manhoso, ex-presidente da associação, e o Prémio Excelência a Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

____________________