Cemitério do Couço vandalizado e assaltado

15 Maio 2023, 21:25 Não Por João Dinis

O Cemitério do Couço foi recentemente alvo dos amigos do alheio, que vandalizaram e roubaram artefactos de 16 campas, deixando ainda um rasto de destruição no espaço, bem como algumas famílias chocadas por verem as campas dos seus entes queridos vandalizadas.

De acordo com Ortelinda Graça, Presidente da Junta de Freguesia do Couço, o assalto terá ocorrido entre as 18 horas e as 8 horas da manhã, entre o período de encerramento e abertura do espaço.
“Levaram pelo menos 16 crucifixos das campas, alguns porta fotografias e outros artefactos em cobre”, refere a autarca, que lamenta esta situação, sobretudo num espaço que deveria merecer o respeito de todos.

A Presidente de Junta suspeita que os meliantes terão saltado por um dos portões do espaço, pois “não havia qualquer marca da entrada destes no Cemitério”, considerando que “para fazerem o assalto estavam bem preparados”.

Ortelinda Graça apresentou já queixa na GNR contra desconhecidos, relatando os factos, estando agora a investigação a decorrer.

A autarca volta a salientar a necessidade de um reforço dos efetivo da GNR na freguesia, lamentando que apesar de ter existido um aumento do patrulhamento, este termine cedo e muitas vezes se dedique às multas. Para Ortelinda Graça existe a necessidade de um reforço efetivo no Posto da GNR, que permita o patrulhamento 24 horas por dia.

________________

_____________________

_____________________