CDU candidata José Rui Raposo à à Presidência da Câmara de Santarém
3 Fevereiro 2025, 10:22A CDU apresentou esta segunda-feira o seu candidato à Câmara Municipal de Santarém, às próximas eleições autárquicas de setembro próximo.
José Rui Raposo, vereador na Câmara Municipal de Santarém entre 2002 e 2005, ex membro do Conselho de Administração da ex-empresa municipal, “Scalabisport”, entre 2004 e 2006. Membro da Assembleia Municipal de Óbidos, nos mandatos 2013/2017, 2017/2021 e no actual mandato, é o candidato da CDU à presidência do Município de Santarém.
O candidato tem 66 anos, é membro do PCP e da Direcção da Organização Regional de Santarém, sendo também responsável pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Santarém, integrando a Direcção Nacional do Movimento de Utentes dos Serviços Públicos.
Actualmente, integra a Associação das Comemorações do 25 de Abril em Santarém e integra a ccordenação do Núcleo de Santarém da Associação José Afonso.
É licenciado em Ciência Política e da Administração, pela Universidade Aberta. Há 44 anos que se encontra ligado ao movimento sindical da Administração Pública, como assessor, designadamente, nas áreas da Floresta, da Agricultura e do Ambiente. Representou a CGTP-IN, no Conselho Florestal Nacional, até à sua extinção
“A experiência adquirida ao longo de anos na ligação à Administração Pública e o conhecimento da realidade do seu concelho e da sua cidade, são a garantia de que com a CDU, de novo, no Executivo da Câmara Municipal de Santarém, haverá uma voz e propostas diferentes para garantir o bem-estar da população do concelho”, salienta a CDU.
A candidatura da CDU “afirma-se como um projecto de esquerda na gestão e administração do Município de Santarém. Um projecto inspirado nos valores de Abril que tanto marcam o nosso Concelho pelo contributo que resistentes anti-fascistas deram na luta pelo derrube do regime fascista e pela acção libertadora dos jovens militares da EPC que marcharam sobre Lisboa na madrugada do 25 de Abril.”
Em comunicado, a CDU frisa ainda que “tem estado com as populações, mesmo fora dos períodos eleitorais, com uma intervenção marcada pela presença constante dos seus activistas, eleitos ou não nos órgãos autárquicos do Concelho, na resposta às questões estruturantes da Cidade e do Concelho, no plano do ordenamento do território e urbanístico, do desenvolvimento económico, dos transportes e das acessibilidades, da habitação e do património.” “Mas, também, na resposta àquelas questões que marcam o dia a dia das populações: a falta de iluminação pública, a barreira que invadiu a estrada, o passeio com buracos, o parque infantil degradado, o desinvestimento de serviços públicos nas freguesias do concelho de santarém, o reforço dos transportes e acessibilidades, a defesa do Mercado Municipal”.