CCDR de Lisboa e Vale do Tejo lança apoio para revitalizar sector cultural

24 Maio 2024, 16:48 Não Por André Azevedo

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) de Lisboa e Vale do Tejo lançou o concurso ao programa LVT +CULTURA, uma iniciativa destinada a apoiar e revitalizar o setor cultural na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A legislação foi publicada em Diário da República a 24 de Maio e detalha uma série de apoios direcionados a diferentes áreas culturais, com o objetivo de incentivar a criação artística, promover a capacitação de profissionais e ampliar o acesso à cultura para todas as comunidades.

O programa LVT +CULTURA, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, oferece quatro tipos de apoio, abrangendo diversas áreas culturais: Na Formação/Capacitação o objetivo passa por melhorar a qualificação das estruturas culturais e artísticas independentes, oferecendo ferramentas atualizadas e diversificadas que atendam às necessidades do setor.

“Criação/Produção” com o objetivo de Incentivar a produção artística local e regional, aumentando a diversidade da oferta cultural nas áreas das artes performativas, visuais e cruzamentos disciplinares, além de literatura e património cultural imaterial.

“Programação/Difusão” para promover a implementação de projetos de programação e circulação artística, diversificando a oferta cultural e envolvendo as comunidades locais.

“Edição” com o objetivo de apoiar a publicação de obras inéditas e reedições, contribuindo para a preservação e divulgação do património cultural e memória coletiva da região.

O concurso decorre entre os dias 27 de maio e 25 de junho de 2024, estando aberto durante 30 dias contínuos.

As candidaturas são apresentadas por via eletrónica, mediante o preenchimento e submissão online do formulário de candidatura, disponibilizado em https://www.ccdr-lvt.pt/, ou enviado através do endereço de email geral@ccdr-lvt.pt.

As especificidades do concurso podem ser consultadas em Deliberação n.º 707/2024 | DR (diariodarepublica.pt)

________________

_____________________