Caso de meningite encerra Jardim de Infância em Santo Estevão. Autoridades tranquilizam pais e retomam actividades lectivas esta quarta-feira

28 Janeiro 2020, 19:54 Não Por João Dinis

Uma assistente operacional que se encontrava ao serviço do Jardim de Infância de Santo Estevão, concelho de Benavente, terá contraído meningite bacteriana não meningocócita, levando a autarquia de Benavente a encerrar de imediato o estabelecimento de ensino, dando conhecimento do caso às autoridades de saúde, que actuaram prontamente, dando indicações à Câmara Municipal de Benavente de todos os procedimentos a tomar.

O caso foi detectado na tarde desta segunda-feira, 27 de Janeiro, sendo a funcionária municipal atendida no Hospital Distrital de Vila Franca de Xira, onde se encontra internada.

De acordo com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), este tipo de meningite apresenta-se num caso isolado, não sendo recomendada nenhuma medida profilática aos contactos do doente, facto que pode deixar assim tranquilos os encarregados de educação dos alunos que frequentam o espaço.

Ainda assim a ARSLVT recomendou que a Câmara Municipal de Benavente procedesse a uma higienização profunda ao estabelecimento de ensino, nas superfícies e materiais didácticos e não didácticos, bem como ao arejamento do local, de modo a prevenir eventuais possibilidades de contágio.

Após informação prestada pela Delegada de Saúde do ACES Estuário do Tejo, a Câmara Municipal de Benavente irá reabrir o espaço escolar já esta quarta-feira, 29 de Janeiro.

________________

_____________________

_____________________