Casa do Benfica de Santarém inaugurada este domingo por Rui Costa

17 Novembro 2023, 15:50 Não Por Redacção

O Presidente do Sport Lisboa e Benfica, Rui Costa, inaugura este domingo, 19 de novembro, a Casa do Benfica de Santarém, num momento que de acordo com o clube lisboeta “marca o início de uma nova era!”.

A cerimónia inicia-se com uma receção nos Paços do Concelho, em Santarém, rumando depois a comitiva até ao Jardim da Liberdade, onde pelas 12 horas terá lugar o ato oficial da inauguração da primeira Casa de nova geração.

Pelas 13.30 horas no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), tem lugar um almoço de confraternização, seguindo-se um discurso do Presidente do Benfica.

Depois de oficialmente apresentado a 8 de fevereiro, o projeto da Casa do Benfica de Santarém é agora uma realidade, depois de ter vindo a ser sucessivamente adiado.

“Pretendemos com este projeto aproximar cada vez mais os nossos adeptos ao Estádio da Luz, que tenham maior proximidade e orgulho no que é o Sport Lisboa e Benfica. Esta Casa vai ser um pilar para tantas outras Casas desta dimensão que vão nascer”, destacou Rui Costa, na altura.

Com um investimento próximo de 1 milhão de euros, o espaço conta com 400 metros quadrados de área desportiva, académica e social com especial foco nas crianças, envolvendo ainda a criação de 20 postos de trabalho direto, sem contemplar outros profissionais que vão colaborar nos serviços a prestar. Um conceito inovador de food & beverage, a Barbearia Benfica e a Store Benfica, com todos os serviços e produtos do Sport Lisboa e Benfica, incluindo os Jogos Santa Casa, fazem parte do espaço.

“Este é um projeto de modernização e atualização da imagem das Casas Benfica, mas também do seu conteúdo programático em termos do que devem passar a ser no futuro. Os tempos evoluem todos os dias, e as Casas também têm de ter alguma vertente que lhes dê uma certa autonomia de gestão”, sublinhou o vice-presidente Domingos Almeida Lima.

Tendo em conta o paradigma atual, e os desafios e as exigências que as 298 Casas, Filiais e Delegações encarnadas espalhadas pelo mundo enfrentam, o fito é dotar as Casas Benfica 2.0 de uma gestão profissional nas áreas de intervenção, de modo que o associativismo tenha a sua necessária sustentabilidade, e, por outro lado, atividades desportivas, sociais e culturais em curso de forma interrupta, garantindo uma frequência regular num projeto que se pretende de excelência ao serviço da população local, sempre com os pergaminhos do Sport Lisboa e Benfica e a sua mística presentes.

“O que vamos fazer em Santarém é a junção do que já é feito pelo mundo inteiro, agora de forma centralizada, em que a responsabilidade passa para o Sport Lisboa e Benfica, que fica na liderança do projeto”, esclareceu o diretor do departamento das Casas Benfica, Jorge Jacinto.

A funcionar sete dias por semana, durante 16 horas, oferecendo um conjunto de 30 atividades diferentes no Benfica Ativo, as obras da Casa arrancaram em 13 de junho do presente ano. De olho em novas localizações, depois da CB Santarém, seguem-se Vila Real, Portalegre, Loures e Beja, enquanto Covilhã e Torres Vedras vão seguir modelos idênticos, porém, numa versão mais compacta nos serviços a prestar.

____________________