CartoonXira une sátira e arte em exposição única em Portugal (com Fotos)

1 Abril 2023, 18:14 Não Por João Dinis

O Celeiro da Patriarcal em Vila Franca de Xira inaugurou este sábado, 1 de abril, a vigésima quarta edição do CartoonXira, que reúne num só espaço, e “num certame único no país”, os melhores cartoons de 2022 de artistas nacionais, homenageando ainda o brasileiro Angeli.

No espaço estão os melhores cartoons de António Antunes, André Carrilho, Cristina Sampaio, João Fazenda, Vasco Gargalo, António Maia, Henrique Monteiro, Rodrigo de Matos, Cristiano Salgado, Nuno Saraiva e Pedro Silva.

Para o curador da exposição, António Antunes, o CartoonXira é um marco na área em Portugal, ganhando dimensão internacional, sobretudo depois de a organização, a cargo do Município de Vila Franca de Xira, ter decidido começar a homenagear artistas internacionais.

Abril é sinónimo de Liberdade, conquistada a 25 de abril de 1974, acontecimento fundamental para a disseminação da arte em Portugal. António Antunes considera que o cartoon contribuiu “poderosamente para a consolidação da liberdade de expressão”.

António Antunes lamenta que seja bastante difícil viver do cartoon em Portugal, “eu por exemplo tenho duas profissões, sempre fui designer gráfico”, mas acredita ainda que a profissão continua a marcar a história e os jornais em Portugal, não temendo a “informatização” da área, que acredita ser auxiliadora “na difusão e multiplicação das imagens”.

Fernando Paulo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que inaugurou o certame, refere que o CartoonXira “faz parte já do calendário cultural na Área Metropolitana de Lisboa”, e este ano o Celeiro da Patriarcal recebe “uma revista bastante acutilante sobre os cartoons publicados no ano 2022”.

Esta edição tem “necessariamente presentes os momentos marcantes do ano 2022, como por exemplo, a guerra, a invasão russa da Ucrânia, a morte da rainha, entre tantos outros”, “todos agarrados de uma maneira bastante humorística por parte dos nossos cartoonistas”.

O CartoonXira acolhe “os melhores cartoonistas nacionais”, bem como “uma retrospectiva de todo o trabalho do cartoonista e criador de banda desenhada Angeli, que criou títulos muito conhecidos como Chiclete com Banana ou Os Garotinhos, que são histórias e bandas desenhadas que todos nós certamente nos lembramos ali na década de 70, 80, 90”.

Para o próximo ano, altura em que se assinala o quarto de século do CartoonXira, a autarquia de Vila Franca de Xira, que está já a “trabalhar na edição do ano que vem”, promete algo verdadeiramente marcante, “são os 25 anos do CartoonXira, mas são também os 50 anos do 25 de Abril, são os 50 anos de carreira do António Antunes, que é o grande mentor do Cartoon Xira e um dos cartoonistas mais fundamentais desde que há liberdade de expressão em Portugal e, portanto, digamos que estão reunidos todos os ingredientes para ser um ano bastante intenso de CartoonXira”, revelou Fernando Ferreira Paulo, que deixou o convite a todos para até 4 de junho visitarem Vila Franca de Xira e “recordar outros tempos e ver também o mais moderno que se tem feito no Cartoon Nacional.”

________________

_____________________

_____________________