Anúncio 0

Cartaxo aprova orçamento de 48 milhões de euros feito com “rigor e prudência financeira”

Por 

O Município do Cartaxo aprovou o orçamento municipal, com um valor de 48 milhões de euros, em sessão do executivo que decorreu ao final da tarde de quinta-feira, 18 de dezembro. O documento recebeu cinco votos favoráveis (quatro do PSD e um do PS), um voto contra do vereador do CHEGA e uma abstenção de um dos vereadores socialistas.

O presidente da autarquia, João Heitor, descreve o documento estruturante da gestão autárquica para o ano de 2026 como um orçamento feito com “rigor e prudência financeira” mas com muita ambição, que dá continuidade ao trabalho feito nos últimos quatro anos. O autarca garante ainda que o objetivo será preparar o concelho com “realismo e sentido estratégico” e tornar o Cartaxo “mais moderno, coeso, competitivo, justo e responsável”, com uma “gestão rigorosa e preocupação em não comprometer o futuro do Cartaxo”.

O autarca aponta ainda “as pessoas” como foco do orçamento para 2026 que ambiciona melhorar as condições de vida no concelho.

No capítulo das receitas correntes, João Heitor aponta o valor de 28 milhões de euros, face a uma despesa corrente cifrada nos 23 milhões de euros. No capítulo das despesas o que mais pesa são as despesas com pessoal (11,2 milhões) fruto do aumento das competências descentralizadas nas áreas da saúde, educação e ação social. A aquisição de serviços externos apresenta também um peso notável, cifrando-se nos 9,15 milhões de euros, com serviços como a recolha de resíduos sólidos urbanos, refeições escolares, eletricidade, água, limpeza das unidades de saúde, transportes escolares, entre outras.

O valor nos investimentos ascende aos 22,6 milhões de euros, com o autarca social-democrata a apontar os fundos europeus (Portugal 2030 e Plano de Recuperação e Resiliência) como “ferramentas importantes” que foram alocadas a “projetos importantes com impacto positivo na vida das pessoas”. Como principais investimentos, João Heitor aponta a Loja do Cidadão, o novo Centro de Saúde, as requalificações nas escolas D. Sancho I, Marcelino Mesquita e José Tagarro, a requalificação das piscinas municipais, a criação da incubadora de empresas, o novo estaleiro municipal, o novo ecocentro, a criação de uma creche municipal e a reabilitação de imóveis para ser criada habitação social. Dar resposta a um dos grandes flagelos do Cartaxo, a condição das estradas também está nos planos do município, que vai continuar a requalificação da rede rodoviária, especialmente a circular urbana e de dos cruzamentos perigosos em várias freguesias.

O autarca explicou ainda que um dos objetivos é apostar numa ligação próxima e forte com as Juntas de Freguesia, dando-lhes mais meios para prestarem um bom serviço às populações, acrescentando que quando comparado a 2021, já se aumentou em 48,3% os fundos relativos às transferências de competências.

Por 

Anúncio 4
Anúncio 5
Anúncio 8

Conteúdo relacionado

Partilhar notícia

Partilhe através das redes sociais:

ou copie o link:

[current_url]
Anúncio 1