A edição de 2025 da Feira de Maio de Azambuja, que decorre entre 22 e 26 de maio, terá como grandes atrações musicais os concertos de Carminho e Nininho Vaz Maia, dois dos nomes mais populares da música portuguesa atual.
A fadista Carminho será a primeira a subir ao palco, na noite de quinta-feira, 22 de maio, pelas 23h00, no Jardim Urbano Dr. Joaquim A. Ramos. Com uma carreira marcada pela autenticidade e pelo reconhecimento internacional, a artista promete uma atuação envolvente e emotiva que marca o arranque oficial dos espetáculos musicais da feira.
Já no sábado, 24 de maio, o destaque recai sobre Nininho Vaz Maia, artista que tem conquistado o público com uma fusão única de estilos, marcada por influências do flamenco, pop e música urbana. O concerto terá lugar junto à Escola Boavida Canada, também às 23h00. Ambos os espetáculos têm entrada livre e prometem atrair milhares de visitantes à vila.
A Feira de Maio de Azambuja, considerada a mais castiça do Ribatejo, é um evento centenário que conjuga a tradição taurina com a animação popular, gastronomia e cultura local. Ao longo dos cinco dias, os visitantes poderão assistir a cinco largadas de toiros nas ruas da vila, atividades equestres, desfiles de campinos, fado vadio e momentos de convívio nas tertúlias particulares, que abrem portas ao público com petiscos e bebida.
A inauguração oficial da Feira de Maio está agendada para quinta-feira, dia 22, às 17h00, na Praça do Município, contando com a presença de campinos, tertulianos e a fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Antes, às 15h00, terá lugar o desfile das tertúlias, seguido do espetáculo “Isto é Azambuja”, às 16h00.
Na sexta-feira, dia 23, destaca-se o tradicional desfile de campinos com o gado à luz de archotes, pelas 21h00, seguido da largada noturna e da distribuição gratuita de sardinhas, pão e vinho. A animação continua pela noite com atuações dos grupos “Bico D’Obra” e “Mala Conexion”, entre outras propostas.
O sábado, Dia do Cavalo, será dedicado às atividades equestres, com provas de perícia de campinos e condução de jogos de cabrestos, a partir das 15h00, e o habitual passeio livre a cavalo durante a noite. A animação continua após o concerto de Nininho Vaz Maia com a “Festa dos Anos 80”, na Praça do Município, organizada pela Tertúlia CCM.
O domingo será marcado por momentos solenes com a tradicional Homenagem ao Campino, destacando este ano Isidoro Simões, e pela entrega do Pampilho de Honra a Orlando Vicente. Ainda nesse dia realiza-se a Corrida de Toiros à Portuguesa, às 16h00, na Praça de Touros Dr. Ortigão Costa.
A segunda-feira, 26 de maio, será dedicada às crianças com a iniciativa “Feira na Vila” e à entrega de prémios das melhores ornamentações. O encerramento da feira será assinalado com a última largada de toiros e um espetáculo de fogo-de-artifício à meia-noite.
Além da música e das tradições, o evento contará com um espaço dedicado ao artesanato, uma tenda gastronómica no Páteo do Valverde — a “Praça das Freguesias” — e atividades paralelas como o concurso de recortadores e a “Mesa da Tortura”.