Campeonato Nacional de Goalball sábado no Forte da Casa

23 Fevereiro 2023, 8:35 Não Por Redacção

O Pavilhão Desportivo Municipal do Forte da Casa, Vila Franca de Xira, recebe no próximo sábado, a primeira Jornada do Grupo A do Campeonato Nacional de Goalball, numa parceria entre a Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual e a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.

A prova, com início marcado pelas 11.30 horas, conta com a participação das cinco melhores equipas nacionais que vão defrontar em campo alguns dos mais conceituados jogadores europeus da modalidade.

Vila Franca de Xira entra, assim, no circuito nacional da principal modalidade coletiva paralímpica para a deficiência visual”, salienta a autarquia vilafranquense.

O Goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que tinham perdido a visão.
Ao contrário de outras modalidades Paralímpicas, o Goalball foi criado e desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual.

O terreno de jogo tem as mesmas dimensões do de voleibol (9m de largura por 18m de comprimento). Todas as marcações do campo são feitas com fio de sisal e fita por cima, para que os jogadores sintam o relevo das linhas através do tato e tenham a perceção espacial do campo. As partidas tem uma duração total de 24 minutos, com duas partes de 12 minutos.
Cada equipa é constituída por três jogadores titulares e três suplentes.

O objetivo de cada equipa é marcar golos na baliza do adversário, que tem a dimensão de toda a linha de fundo do campo (baliza com 9m de comprimento por 1,30m de altura).
A bola utilizada pesa 1250g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detetar a sua trajetória.
O Goalball é um desporto baseado nas perceções táctil e auditiva, por isso não pode haver ruído no recinto durante a partida.

________________

_____________________

_____________________