Campanha “Janeiro Sem Álcool” alerta para os perigos do consumo de álcool
2 Janeiro 2025, 10:25A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) lança, pelo quarto ano consecutivo, a campanha de sensibilização “Janeiro Sem Álcool”. Sob o mote “Em janeiro, liga-te à vida!”, a iniciativa, que decorrerá durante o mês de janeiro de 2025 nas redes sociais da associação, pretende alertar a população, em especial os jovens, para os perigos associados ao consumo de álcool e incentivar a adoção de estilos de vida mais saudáveis.
Arsénio Santos, presidente da APEF, destaca a importância de sensibilizar a sociedade para este problema: “No Ano Novo é comum traçarem-se novas metas e objetivos. Com este desafio, queremos motivar os jovens e adultos portugueses a adotarem um estilo de vida mais saudável durante todo o ano. É particularmente preocupante o consumo de álcool entre os jovens, sobretudo no contexto da vida social e noturna.”
De acordo com o relatório “Comportamentos Aditivos aos 18 anos” de 2023, elaborado pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), 80% das jovens e 77% dos jovens de 18 anos em Portugal consumiram álcool, sublinhando a dimensão deste problema.
Os efeitos do consumo excessivo de álcool são devastadores para a saúde, especialmente para o fígado. Esteatose hepática (fígado gordo), hepatite alcoólica e cirrose hepática são algumas das consequências diretas, além de riscos indiretos, como acidentes de viação e comportamentos impulsivos. Em 2022, 26% das mortes por doenças relacionadas com o álcool no país foram atribuídas a doenças hepáticas alcoólicas, segundo dados do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).
Além dos riscos físicos, o consumo excessivo de álcool pode provocar mal-estar emocional e levar a comportamentos de risco, como relações sexuais desprotegidas, alerta o presidente da APEF. “É importante reforçar que viver sem consumir álcool é possível, sem comprometer a diversão, o relaxamento ou a socialização”, acrescenta.
A campanha “Janeiro Sem Álcool”, realizada desde 2013 em vários países, tem como objetivo consciencializar para os danos provocados pelo consumo de álcool. Dados do SICAD mostram que, em 2022, o álcool esteve associado a 40.465 internamentos hospitalares em Portugal, afetando mais de 30 mil pessoas.
Com esta iniciativa, a APEF espera mobilizar a sociedade para uma reflexão sobre o consumo de álcool, incentivando jovens e adultos a adotar comportamentos mais saudáveis e conscientes.