Câmara de Santarém apoia organização do Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude

19 Setembro 2024, 11:58 Não Por André Azevedo

O Executivo Municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro extraordinário no valor de 19 mil euros à FITIJ – Associação Cultural, relativo à organização do XIX “FITAIJ 2024 – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude” que se realiza de 2 a 6 de outubro no concelho de Santarém. Na nona edição, o Festival conta com a participação de grupos do Brasil, Espanha, Estónia, Austrália, França, México e Venezuela, para além de Portugal, em que pontuam grupos profissionais e amadores.

Para este ano, o foco principal do Festival é dado aos espetáculos de teatro e ligados ao Clown (palhaços) e ao Circo em atividades de rua, ocupando novos espaços, jardins e bairros da cidade, como São Domingos que tem uma forte densidade populacional. O FITAIJ contempla ainda a oferta de espetáculos diretamente em escolas das freguesias do Concelho, consideradas territórios de baixa densidade, pretendendo-se alargar ainda mais a oferta cultural a outras localidades concelhias, onde o FITIJ não tem conseguido apresentar iniciativas.

De referir que, este certame tem proporcionado aos scalabitanos uma oferta artística singular, não esquecendo a sessão de Encerramento no Convento de S. Francisco, o incentivo dos espetáculos nas escolas, para além da enorme visibilidade em termos turísticos e culturais e a consolidação da envolvência de outros municípios da charneca ribatejana, mantendo como destinatários privilegiados as crianças, jovens e famílias.

Ao longo das suas edições, o FITAIJ mereceu sempre um apoio extraordinário do Município, devido à sua relevância única nas suas áreas artísticas, à grande notoriedade para a cidade e concelho de Santarém e ao elevado orçamento que implica a organização de um evento desta dimensão, envolvência e importância. Neste particular, também são considerados os maiores custos dos espetáculos em geral e, sobretudo, dos transportes internacionais que têm sido limitadores de uma maior diversidade de oferta artística.

____________________