Câmara Municipal de Vila Franca de Xira destina 645 mil euros para apoiar movimento associativo

4 Maio 2023, 16:29 Não Por Redacção

O Município de Vila Franca de Xira irá este ano apoiar o movimento associativo do concelho com 645 mil euros, ao abrigo do Programa de Apoio ao Movimento Associativo (PAMA) – Investimento, aprovado na última reunião de câmara.

Segundo revela a autarquia a verba destinada ao PAMA – Investimento teve um aumento de 10,3% face ao ano anterior, estando considerados 81 apoios (mais 11 do que em 2022) destinados à aquisição de equipamentos (27) , viaturas (9) e realização de obras de construção, conservação e remodelação (45).

Cerca de 6% do apoio financeiro é referente a investimentos na área da eficiência energética, compromisso do executivo camarário neste tipo de incentivo e que terá uma outra abordagem enquanto critério para futuras candidaturas.

O PAMA é um instrumento estrutural de apoio ao Movimento Associativo no Concelho de Vila Franca de Xira, permitindo a monitorização e o apoio à atividade associativa, uma maior valorização do seu trabalho e a consolidação do papel das Associações enquanto parceiras do Município em múltiplas valências.

Em 2023, no conjunto dos apoios dedicados à “Atividade Regular” e ao “Investimento”, o PAMA ascenderá a um total de 1 milhão e 362 mil euros, totalizando o maior montante a atribuir às associações desde a criação do programa.

Entre 2008 e 2022, foram já atribuídos mais de 20 milhões de euros em apoios financeiros no âmbito do PAMA.

________________

_____________________

_____________________