Câmara do Cartaxo lança projecto “Praça Feliz” para melhorar felicidade nas escolas do concelho

28 Março 2024, 18:19 Não Por André Azevedo

O Município do Cartaxo lançou o projecto Praça da Felicidade para criar “criar um ambiente escolar feliz e propício à comunicação e partilha”, explica a autarquia em comunicado.

O projeto nasce da parceria entre o Município do Cartaxo e o Centro de Transferência de Conhecimento da Universidade Autónoma de Lisboa e integra os Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével.

O objectivo é “apurar, junto dos principais intervenientes, o que pensam que realmente contribui para uma escola feliz e, simultaneamente, descobrir o verdadeiro conceito de felicidade em contexto escolar”, define o comunicado.

Este projeto visa investigar o nível de felicidade nas escolas, utilizando metodologias cientificamente reconhecidas. Além disso, proporcionará formação em comunicação aos alunos, permitindo-lhes organizar um evento final de divulgação dos resultados do estudo. Os alunos também irão produzir conteúdos audiovisuais para divulgar os resultados à comunidade educativa.

Os participantes neste projeto terão ainda oportunidade de conhecer uma régie in loco e, beneficiando de certificação pelas aprendizagens adquiridas, por entidade formadora certificada, permitindo-lhes enriquecer os seus currículos.

Para Maria de Fátima Vinagre, vereadora na Câmara Municipal do Cartaxo, responsável pelo pelouro da Educação, “o produto deste estudo contribuirá estrategicamente para a criação de políticas educativas que levem a melhoria do estado de felicidade das escolas do nosso concelho”.

O projeto culminará em maio com uma gala de apresentação dos resultados e dos conteúdos produzidos pelos alunos.

________________

_____________________

_____________________