Câmara de Santarém avança com Programa UrbHis Renovação para reabilitação do Centro Histórico
17 Dezembro 2024, 10:37A Câmara Municipal de Santarém aprovou por unanimidade o início do procedimento para a elaboração do Regulamento do Programa UrbHis Renovação, que visa promover e apoiar obras de conservação em fachadas, telhados e interiores de edifícios localizados no Centro Histórico e na Ribeira de Santarém. O objetivo é combater a contínua degradação dos imóveis e facilitar o acesso dos proprietários e interessados a apoios de curto prazo.
João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal, destacou a relevância da regeneração urbana contínua do Centro Histórico, referindo que a criação do Gabinete do Centro Histórico será essencial para agilizar os processos. “Esta é uma oportunidade para regenerar o nosso património, com o apoio de uma equipa dedicada que permitirá aumentar a nossa capacidade de intervenção. Para já, poderemos aceitar vinte e cinco candidaturas, mas o objetivo é mobilizar todos os que queiram investir na requalificação do Centro Histórico”, afirmou.
Por sua vez, Nuno Domingos, vereador responsável pelo pelouro do Centro Histórico, salientou a importância do Programa UrbHis Renovação, sublinhando que este trabalho “vai ao encontro do que se pretende: promover e apoiar as obras de conservação dos edifícios, garantindo a valorização do nosso Centro Histórico”.
O aviso será publicado no Portal do Município de Santarém (www.cm-santarem.pt) e estará sujeito a um período de discussão pública. Durante este período, os interessados poderão consultar o documento e apresentar sugestões que contribuam para a elaboração do regulamento.