Câmara de Salvaterra de Magos oferece casa a médicos que venham para o concelho

27 Janeiro 2022, 19:42 Não Por Redacção

Tendo em conta a escassez de médicos no concelho de Salvaterra de Magos, onde nos últimos dias chegaram a estar apenas 2 disponíveis para os cerca de vinte mil utentes do concelho, o Município irá levar a cabo algumas medidas de incentivo à fixação de médicos.

Para já, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos irá alugar duas habitações, uma em Marinhais, um T2, e outra na zona sul do concelho, na União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros, em local ainda a designar, que serão disponibilizadas para que os médicos possam ali instalar-se gratuitamente.

Hélder Esménio (PS), Presidente da Câmara Municipal, espera que esta medida venha a auxiliar a chegada dos médicos necessários ao concelho, temendo no entanto que estas medidas possam criar uma “concorrência entre municípios”, o que levaria a que a contratação de médicos para um determinado território acabasse por se fazer de acordo com o orçamento do município e as benesses que pudesse oferecer.

Por sua vez, Luís Gomes, vereador do BE, que lamentou a notória dificuldade em conseguir fixar os médicos, propôs a isenção de IMI e o acesso gratuito aos equipamentos municipais como outra medida de incentivo, algo que não foi descartado, mas que o Presidente assume ter que ser regulamentado.

Saliente-se ainda que o concelho de Salvaterra de Magos é um dos concelhos prioritários do país para a colocação de médicos, havendo mesmo um incremento no vencimento auferido pelos clínicos, mas que ainda assim se está a demonstrar insuficiente para os atrair em número necessário.

________________

_____________________

_____________________