Câmara de Salvaterra de Magos define taxas de IRS, Derrama e IMI para 2022

5 Novembro 2021, 11:21 Não Por João Dinis

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos definiu na última reunião de câmara as taxas municipais para o ano 2022, que irão ficar integradas no próximo orçamento municipal, nomeadamente o IRS, Derrama e IMI.

No próximo ano o município de Salvaterra de Magos irá aplicar uma taxa de 5% no IRS, a sua taxa máxima. A proposta do Presidente da Câmara, Hélder Esménio, foi aprovada pela maioria do PS, com os votos contra dos vereadores do CHEGA e BE, que pretendiam uma redução para os 4%.

Sobre a Derrama, imposto sobre os lucros das empresas, o município irá praticar duas taxas diferenciadas, isentando empresas com lucro tributável abaixo dos 150 mil euros. As empresas com lucros acima dos 150.000 euros irão pagar uma taxa de 1%, numa taxa que poderia ir até aos 1,5%. A proposta foi também aprovada pela maioria socialista, contado também os votos contra dos vereadores da oposição.

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) irá no próximo ano ficar na taxa de 0,35%, num máximo de 0.45%. Esta proposta de Hélder Esménio foi também aprovada pela maioria, contando com os votos contra dos vereadores do CHEGA (que apresentou uma proposta de 0,30% com variações de acordo com o número de dependentes) e do BE, que apresentou uma proposta de 0,325%.

Os valores agora aprovados pelo novo executivo do Município de Salvaterra de Magos, mantêm-se inalterados relativamente ao ano 2021.

________________

_____________________

_____________________