Câmara de Mora distinguida pela qualidade da água

18 Novembro 2022, 8:35 Não Por Redacção

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) anunciou esta quinta-feira as entidades distinguidas com os Selos de Qualidade ERSAR, na edição Prémios e Selos de 2022,  atribuídas a entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos e que se destacaram pelo seu bom desempenho, no ano de 2021, em diferentes categorias.

Segundo a ERSAR para a atribuição de cada Selo, tal como definido no Regulamento “Prémios e Selos dos serviços de águas e resíduos”, o júri procedeu à avaliação quantitativa das entidades gestoras reguladas, tendo por base os indicadores e dados provenientes dos vários ciclos de regulação, seguida de uma avaliação qualitativa, tendo em conta aspectos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

A Câmara Municipal de Mora foi este ano, novamente, distinguida com o selo “Qualidade exemplar de água para consumo humano​”, confirmando assim a qualidade da água da rede pública servida à população do concelho de Mora.

A ERSAR salienta ainda que um número elevado de entidades gestoras, que passaram a prova da avaliação quantitativa, não são passíveis de distinção com Selo de Qualidade por não cumprirem certos requisitos legais, tais como a existência de regulamento de serviço e de contrato de gestão delegada devidamente constituídos.

As entidades distinguidas com o Selo de Qualidade ficam automaticamente habilitadas à atribuição do Prémio de Excelência,  que visa premiar as entidades com melhor desempenho.

Os vencedores dos Prémios de Excelência serão revelados nas cerimónias solenes de entrega que terão lugar em Lisboa, nos dias 18 e 22 de Novembro, na vertente resíduos e águas, respectivamente e no âmbito dos eventos 16º Fórum Resíduos e 17ª Expo Conferência da Água.

________________

________________________